TROCAR DE CARRO NESTE ANO, É UMA BOA?
LINKS PATROCINADOS

Muita gente está se perguntando se é uma boa trocar de carro neste ano. Existem pessoas que trocam de carro todos os anos, independente da situação econômica pessoal de questões externas da economia. De tempos em tempos o governo vem baixando o IPI e outros impostos de carros nacionais, e em algumas situações vem modificando impostos de carros importados. Fora estas duas situações externas ainda tem a questão da taxa de juros que vem sofrendo muitas mudanças nos últimos meses e isto acaba fazendo muita diferença no custo do carro zero km financiado.

Além desses fatores que dependem das ações do governo como mudança nos impostos e mudança nas taxas de juros existem as ações das montadoras que podem interferir na sua decisão. A maior das questões é se o carro que você possui atualmente vai sair de linha, como você sabe carro fora de linha tende a desvalorizar mais ainda. E também se o carro que você pretende comprar e que atualmente está sendo vendido em feirões, liquidações e promoções, se ele vai sair de linha em breve. Com certeza você não vai querer comprar um carro zero km que dentro de alguns meses vai parar de ser fabricado pela montadora.

O fato é que até 2014 muitas fábricas de automóveis vão retirar diversos veículos de linha. Isto vai acontecer porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que todos os carros fabricados no Brasil deverão ter air bag e freios ABS. Sem esses dois itens os carros não poderão ser licenciamentos. E nem todos os carros produzidos atualmente no Brasil, principalmente os mais populares são compatíveis com esses dois itens exigindo que as montadoras lancem novos modelos.

Uma pesquisa recente mostrou que o brasileiro é um dos povos que mais troca da carro anualmente. E muitos que não trocam de carro anualmente é porque não tem condições financeiras para fazer, pois o desejo sempre existe. Grande parte dos carros vendidos no Brasil ainda são financiados, e infelizmente muita gente financia carro para pagar em 5 anos, ou seja, 60 prestações, sendo justamente este público que tem dificuldade de pagar as prestações do financiamento.

Na maioria das vezes trocar de carro todos os anos não é economicamente viável e por isto não é inteligente. O problema ocorre com a desvalorização que o carro sofre nos primeiros 12 meses. Ela é tão elevada que precisa ser diluída em vários anos de utilização. O carro que menso desvaloriza depois de 1 ano de uso atualmente é o Celta da Chevrolet. Ele costuma desvalorizar 10%. Isto significa que um Celta de R$ 26.000,00 vai custar 1 ano depois, mais ou menos R$ 23.400,00. Mas isto pode ser muito relativo. Se você resolver vender o seu Celta usado justamente na semana que a Chevrolet estiver fazendo um feirão de fábrica com descontos no carro Zero km, terá dificuldades de vender e provavelmente terá que baixar o preço mais ainda para conseguir a venda.

Para saber se é vantajoso trocar de carro neste ano verifique os itens abaixo

Dica 1 – Desvalorização ou depreciação do carro
Quando você retirar o seu carro zero km da concessionária automaticamente terá perdido 10% do preço do carro, no final de 12 meses ele terá desvalorizado pelo menos 15% ou mais, depende do modelo. Normalmente no segundo ano o carro desvaloriza mais 10%. No terceiro ano o carro desvaloriza mais 5%. Desta forma só vale a pena trocar de carro se o seu atual veículo já tem 4 a 5 anos de uso.

Dica 2 – O novo carro será financiado?
Se você já tem um carro quitado, não está pagando prestações e nem taxas de juros, será que realmente vale se desfazer do seu atual veículo para se endividar? Se você pretende entrar em um financiamento saiba que terá que comprometer parte da sua renda mensal com pagamento de juros e taxas de financiamento que não existem enquanto você está com seu carro usado na garagem. Tudo bem, que carro velho tem despesas anuais de manutenção maiores. Mas será que essas despesas são maiores do que os juros anuais de um financiamento? Dependendo do prazo do financiamento você pagará de 20% a 50% do preço do carro só em juros para o banco. Não olhe só o juros da promoção de financiamento, solicite a taxa CET (custo efetivo total).

Dica 3 – Custos anuais com o carro zero km são maiores.
Seus custos com impostos e taxas obrigatórias do seu carro são calculados com base no valor do carro. Ter um carro zero km significa passar a pagar taxas mais caras como IPVA. Antes de trocar o seu carro popular usado por um carro zero km de uma categoria superior verifique quanto você terá que gastar todos os anos com os impostos. Existe o IPVA, Seguro Obrigatório, e Licenciamento. Fora isto você certamente vai querer fazer o seguro do seu carro zero km, pelo menos no primeiro ano. Se você comprar um carro mais potente terá um aumento nos custos com combustível.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assine nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:


Categoria:  

2 Comentários »

  1. Tenho um Palio ano 2010 economy, quero tro car em um novo, o meu é financiado,ja paguei 22 parcelas de 60, o banco pega meu carro e faz outro financiamento? isso é possivel?

  2. quero trocar de carro mas estou pagando financiamento do atual é possivel

Escreva seus comentários. Os melhores serão publicados.