DOCUMENTO DE TRANSFERÊNCIA DUT CRV DE CARRO FINANCIADO
LINKS PATROCINADOS

O DUT que é o Documento Único de Transferência também é chamado de CRV que significa Certificado de Registro do Veiculo. Este documento serve para comprovar a propriedade do veículo e comprovar que o mesmo está no cadastro de veículos do DETRAN.

Ele também é usado para transferência de propriedade de veículo. Para isto o seu verso deve ser preenchido, assinado pelo proprietário e com a firma reconhecida. Outro documento chamado CRLV ou Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo também é usado como meio de segurança e tem o objetivo de comprovar que o veículo está com o licenciamento regular.

Estes documentos são de porte obrigatório e para utilizar seu carro novo financiado é necessário que os documentos estejam atualizados e regularizados em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro em vigor.

Dessa forma você deve ir até o Departamento de Trânsito DETRAN de sua cidade no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da assinatura do contrato de financiamento ou leasing do seu carro para solicitar o CRV/DUT.

Tem gente que prefere contratar um despachante de confiança que providenciará a regularização do documento. É importante lembrar que, se o documento não for regularizado no período estipulado, o DETRAN cobrará uma multa cujo valor poderá variar em cada localidade do Brasil.

Existem casos onde a própria revenda ou concessionária, na qual você adquiriu seu veículo financiado faz todo o procedimento para você usando despachantes próprios.

Lembrando sempre que ao comprar um carro financiado através do Leasing, o documento ficará em nome do Banco que financiou a compra do carro. Você deve guardar e conservar em seu poder o CRV/DUT original, na condição de fiel depositário, conforme descrito em seu contrato de Arrendamento Mercantil ou Leasing do banco.

O documento deve ser apresentado no banco que está financiado o carro no prazo determinado pelo banco após o término ou na rescisão do contrato, em conjunto com o Instrumento de Opção de Compra de Contrato Arrendamento Mercantil.

Nas operações de Financiamento ou Empréstimo com garantia de Alienação Fiduciária, o documento será emitido em seu nome, mas estará alienado ao banco onde você financiou seu automóvel. Ao final do contrato será necessário solicitar ao banco a baixa do seu gravame.

Estas informações podem variar dependendo do Detran da sua cidade ou do Banco onde você fez o seu financiamento por isto sempre é importante fazer consulta a estes órgãos para obter os dados mais atualizados do momento.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assine nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:


Categoria:  

44 Comentários »

  1. RECEBI UMA PROPOSTA DE COMPRA DE UM CARRO FINANCIADO EM QUE O ATUAL DONO PAGOU SOMENTE DUA PRESTAÇÕES, COMO DEVO PROCEDER PARA EFETIVAR ESTE NEGOCIO DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL E SEM FUGIR DAS LEIS.

  2. Gostaria de saber qual a garantia que tenho de comprar um carro usado……..sei que ao comprar o vendedor tem que assinar o dut, reconhecer firma e me entregar o dut preenchido com o reconhecimento da firma…… aí eu recebo o dut e logo depois eu transfiro o dinheiro para a conta do vendedor…… a minha pergunta é a seguinte…. após verificar através da net no site do detran, na policia rodoviaria federal, e da set estando tudo ok, não existirá problemas nenhum quando eu fizer a vistoria???? é seguro receber o dut reconhecido a firma do vendedor, sem problemas? será que ele nao poderia reconhecer a firma de alguem que já é falecido, e reconheceu crandestinamente??? não confio em despachante… ja tive para comprar um carro, e o rapaz que estava me vendendo disse que o carro era da cunhada dele,,,, ele nao me apresentou a ela, queria que fosse via despachante, chegou a preencher o dut com meu nome de comprador, etc… mais eu desconfiei e nao prossegui….. apesar de olhar no site que estava tudo ok,,,,, nao entendi o porque ele fez tanta questao de apresentar despachante….. e queria inclusive que eu pagasse e eu nao paguei…. desistir do carro… por favor me digam se agi certo…. e que poderia acontecer se eu tivesse aceito comprar um carro sem a presença do proprietario, apenas com o dut reconheceido firma etc…. abraços.

  3. Financiei um carro em 36x ja pagei 15 parcelas sendo que estou desempregado, o que devo fazer. Obrigadp

  4. Olá! comprei um carro que era leasing porem a concessionaria ja pagou o que o dono antigo devia a financiadora… quanto tempo leva +- para o dut estar regularizado?

  5. conprei uma moto o ex dono me deu o duti datado com firma reconhecida mais so que eu perdi o qui faço agora

  6. quitei o financiamento do meu veiculo,o banco preencheu o dut no meu nome e registrou,em cartório,eu ainda não reconheci firma do meu nome,mas eu resolvi vender,o veiculo,será que eu posso cancelar esta transferencia,para o meu nome.

  7. Alguem poderia me ajudar?

    A situação é a seguinte, o meu carro foi furtado juntamente com o CRV/DUT, o meu seguro não quer pagar o valor do carro alegando que o referido documento é essencial para que façam o ressarcimento do prejuízo.

    Portanto para eu poder tirar a 2ª via do CRV, é necessário o laudo de vistoria do veículo, como o veículo foi furtado, não tem como tirar a segunda via. O que eu faço?

  8. comprei um carro em março de 2009 e até agora novembro de 2010 não recebi o
    contrato, não posso andar com o carro pois não foi feito a vistoria anual do detran
    a loja onde comprei o carro decretou falencia o que devo fazer.quero saber se posso
    fazer a vistoria de trasferencia do carro para o meu nome

  9. Boa Tarde. Meu carro era financiado e felizmente em Dezembro paguei a última parcela. E agora, como devo proceder para que finalmente esteja no meu nome??
    Obrigada!

  10. financiei uma moto e ja paguei 10 prestações
    agora quero vender a moto , posso transferir a divida pro comprador ?

  11. comprei um carro de meu amigo e esta financiado por leasing,fechamos o recibo na hora da compre esó depois me dei conta que o real propietario era o itau leasing.posso tirar outro crv? como faço? outra coisa,posso fazer avistoria do carro 2011 levando eu mesmo ocarro ao posto outem que ser um representante do itaú,ou o meu amigo queesta citado no documento como o arrendatario?
    grato.

  12. tem um financiamento em andamento quero saber se pode ser tranferido para outra pessoa

  13. meu marido passou o seu carro financiado pra frente so que essa pessoa tambem resouveu vemder para outra pessoa o que devemos fazer sendo que o banco esta nos processando por que quer o carro mais nao sabemos a onde esta o que fasso

  14. Olá repassei meu veiculo e gostaria de saber como faço para colocar o nome do meu amigo no financiamento do lesing.

  15. Mudei de estado, Para transferir pro meu nome, paguei as despesas do exercicio 2011, o Detran aqui me informou que o Banco o qual financiei (leasing) me mandará o novo Dut e só depois posso mudar de estado e nome. Isso procede?

  16. BOM DIA ? Quitei meu carro que era financiado, depois fui ao detran para tirar o nome do banco do documento, mas o rapaz do detran falou que eu ia pagar R$60.00 so para tirar o nome do banco do documento, ele falou pode andar assim mesmo, quando voce vender o veiculo o outro comprador na transferencia so ira pagar R$20.00. sera que isso e verdade? posso confiar?

  17. Comprei um carro financiado,mas nao mim deram nenhun documento a nao ser o do carro oque devo fazer

  18. Quitei o carro e gostaria que vc me respondesse uma situação, assinei uma procuração em um despachante pensando que o dut do carro vinha em meu nome mais ele me enganou pois o meu ex marido queria me tormar o carro e fez uma armação, falou que para vir o dut no meu nome tinha quer assinar aquela procuração e eu assinei, mas não assinei o dut do carro tem jeito de nao liberar o dut.

  19. quitei meu carro e agora eu tenho que pagar a transferencia do veiculo para meo nome. O quen devo fazer ja dei baixa estou esperando mandarem o contrato para encamenhar para o detran tenho q pagar mesmo e quanto sera

  20. Bom dia, o carro que comprei estava quitado porem o documento do veiculo esta em nome de outra pessoa, fui até a agencia levei o recibo do carro, o rapaz somente colocou meu nome e não datou o recibo agora o ex proprietario me levou na justiça alegando a não transferencia do veiculo, ora se o recibo não foi datado não tenho obrigação de transferir, ou tenho pelo fato do carro ter sido financiado.

  21. uma revenda me oferece um carro usado que ainda está em AF pelo banco da montadora, pra mim adquirir aprovaram financ mesmo assim.

    posso transferir o crv pro meu nome, ou primeiro vai ter que o antigo dono assinar alguma coisa?

  22. Financiei um Fiat Pálio. Vendi agora, mas perdi a transferencia como devo fazer???o comprador precisa dela..como devo proceder?

  23. Comprei um carro e fiz o DUT junto ao DETRAN, porém desisti da compra do veículo no meio do processo. Tenho como cancelar o DUT junto ao DETRAN sem ter que arcar com novas custas de transferência para o antigo dono novamente?
    Desde já agradeço

  24. comprei um carro que estava fimanciado mais o fimancianciamento terminou so que o antigo dono tinha fimanciado mais ele perdeu o n do contrato ja mandei a que eles mandase a segunda via do contrato faz mais de 15 dias e ate agora mao madoram uma decisão para mim sera que devo preocura meus direiti

  25. Financiei um Carro e já quitei, quais os dumentos necessários para transferir para meu nome, visto que o banco já reconheceu o documento de transfência assinado para o dia 30 de setembro 2011. como devo proceder ?

  26. comprei um veiculo na confianca, paguei o valor estipulado ao ex dono e este dono, nao quer me entregar o crv, por pirraca e molecagem, qual o procedimento que devo tomar, me envie p/f a resposta. obrigado

  27. ola o o dono da moto mi deu a transferencia, mais não reconheceu a assinatura do cartorio, ele mora em recife e eu em olinda, como eu faço, tem como tira outra via da transferencia obg.

  28. Gostaria de saber como me proceder caso o cartorio ao autenticar o dut, a sua autenticidade não é procedente…como me proceder.

  29. conprei um carro no dia,28.01.2012,o vendedor me falou que o seguro era um valor mas assim que comprei o carro fiz uma cotaçao e ficou 3xmais doque ele havia falado antes da compra,agora gostaria de canselar o contrato ainda nao retirei o carro e o banco nao pagou p/cocesionaria mas a loja nao quer desfazer o contrato por favor oque devo fazer.

  30. comprei uma moto que e financiada pelo leesing ,ao quitar ja posso passar direto para o meu nome, ou tenho que passar primeiro para o do que financiol.

  31. estou vendendo um carro.ocomprador mora longe de min .ele vai financiar o carro e me comunicou que iria precisar do doc. de transf. assinado para levar para financeira,afim de que entregar o odc a ela e liberar o dinheiro. isto é confiavel.

  32. Comprei um carro e a dona anterior ja assinou o documento e registrou e datou no cartório mas perdi o documento de venda mas passei uma copia para o despachante casastrar o crv e o carro é de S. Paulo e estou em Minas , como faço para transferir e não perder meu caroo. obrigado

  33. Acabei de pagar meu carro, agora como faço para passar documento so para o meu nome (tirar do nome do banco).

  34. comprei um carro no lising, no banco safra ja quitei , gostaria de saber se preciso pagar para o banco passar para meu nome o dut? onde eu era o arendatario, mais agora quitei o carro mais estao mim dizendo que preciso pagar passar para meu nome !
    é verdade?

  35. Gostaria de saber se posso circular com a moto do meu marido(falecido), pois estou pagando as parcelas e ao pagar o licenciamento este ano não consegui pegar o DUT/CRV . A financeira pode fazer isto.

  36. estou a comprar uma moto financiada 4500, sendo 2000 de entrada, o antigo proprietario vai preencher o recibo normal e na hora que eu transferir vai ta no meu nome o documento com alienação?
    a moto e sem reserva de dominio.

  37. Tenho uma dúvida q inclusive já tem uma pergunta a respeito. Roubaram meu carro e perdi o Dut….como faço agora para tirar a segunda via?

  38. ola! compramos uma carro de um vendedor, na hora fomos ao cartorio registrar o dut , no dut esta o nome da minha esposa o valor e o nome do vendedor do veiculo, no outro dia para fazer a transferencia do veiculo em meu nome o vendedor havia perdido a procuração do antigo dono do veiculo, detalhe ja paguei o veiculo a vista!, antes da compra ja vi a placa e o renavan que estão todo ok. Mas estou desconfiado deles, alguem pode me ajudar neste assunto?abraço

  39. oi boa noite , comprei um carro na agencia quatro portas aqui de BH , APOS o contrato do banco assinado no dia da entrega do veiculo eles falaram q o carro tinha a documentaçao 2010 sendo q estavanos em julho de 2011 e q entregaria o crvl e crv em duas semanas ja se prolongou i ano e nada quando fui questiona sobre a demora a gencia me informou q o carro tinha sido finaciado com recibo preechido em nome de outra pessoa e q o promotor de venda do banco tirou xerox de um documento em braanco e ou seja crv a frente do carro mesmo e um outro qualque embranco para fazer o financiamento. gostaria de saber se tem como fazer uma denuncia contra agencia e o promotor do banco e o supervisor pois eles estao ciente de tudo ! obrigada

  40. acabei de quitar um financiamento leasing, como eu faço pra passar no meu nome?

  41. Comprei um carro pela financeira e quitei-o em setembro. Qual o procedimento? Devo mandar o CRV PARAO O BANCO?

  42. minha irma ja pagou o carro q foi comprado pelo banco itau .agora ela precisa passar o carro para o nome dela .o q ela deve fazer.

  43. comprei um carro com o dute datado com o nome do ex dono, ele falou que quitou o carro.

    o veiculo era financiado mais no documento vem como se o carro estivesse alienado,
    quero passar pro meu nome detalhe o banco financiador era o finasa
    o que faço

  44. Gostaria de saber se corro algum risco do dut ta com outra pessoa que esta com meu veiculo, mesmo não estando assinado e nem reconhecido firma. Se tem como essa pessoa passar o veiculo seu nome sem eu nada ter assinado. E ossivel fazer isso ou somente com minha assinatura e reconhecimento de firma? me ajudem pois estou muito preocupada. Um abraço.

Escreva seus comentários. Os melhores serão publicados.