DICAS PARA VENDER CARRO EM REVENDAS E CONCESSIONÁRIAS
LINKS PATROCINADOS

Você precisa tomar alguns cuidados antes de vender seu carro usado para uma revenda ou concessionária. Você é leigo na compra e venda de carros e estará negociando com pessoas altamente experientes que se forem maus profissionais podem tentar se aproveitar da sua inexperiência para tirar vantagens.

A primeira coisa que você deve ter ciência é que será impossível vender o seu carro em uma revenda de carros usados pelo preço de mercado ou utilizando os valores divulgados na tabela FIPE. Normalmente vender carro para a concessionária ou revenda significa que você vai perder pelo menos 20% do preço do veículo se comparado a vender o carro para uma pessoa física.

As revendas precisam ter lucro e para isto compram carros abaixo do preço de mercado para vender dentro do preço que as pessoas aceitam pagar. Elas também revisam o carro usado e fazem pequenos reparos. Desta forma, quando você pesquisar o preço da tabela FIPE terá acesso ao valor que as concessionárias estão dispostas a cobrar pelo seu carro usado caso esteja em perfeito estado.

Os custos mais comuns que as revendas possuem quando compram um carro usado para revender é a troca de pneus muito desgastados, limpeza do carro, limpeza dos bancos, troca de correia dentada, troca de itens de acabamento desgastados e tudo que possa ser percebido de forma negativa pelos clientes que irão avaliar o carro quando estiver sendo vendido. Existe ainda o custo com a estocagem do carro, já que o veículo parado significa dinheiro parado e sem rendimento dentro da revenda, sem contar uma série de riscos que envolve comprar um carro usado que precisam ser minimizados. No final, esta margem de 20% de diferença entre o preço de compra e o preço de venda acaba retornando 2% a 5% de lucro para o revendedor.

Vantagem em vender o carro para pessoa física

A vantagem que existe em vender seu carro por conta própria é que você não vai ter esta perda de 20%. Você terá margem para baixar o preço do seu carro em relação a tabela FIPE com objetivo de vender seu carro mais rapidamente.

Desvantagem em vender carro por conta própria

A maior desvantagem é a perda de tempo e chateação que você terá atendendo dezenas de pessoas interessadas em comprar seu carro. Isto é trabalho de quem realmente está acostumado com isto. Você que nunca vendeu um carro, nunca lidou com pessoas interessadas em comprar carros usados certamente vai considerar um trabalho chato de se fazer. A qualquer hora do dia ou da noite você vai receber telefonemas dos mais diversos tipos de pessoa. Tem aquelas que são mais simpáticas e agradáveis mas também tem aquelas pessoas chatas e desagradáveis que você terá que atender com toda cordialidade e disponibilidade caso queira vender seu carro rapidamente. Você terá que receber visitas de estranhos na sua casa interessados em ver o carro. Estas pessoas vão mexer no carro, vão querer dirigir e testar o carro, vão querer levar o carro em um mecânico, distante da sua casa, etc, etc, etc. Quem já tentou vender carro por conta própria sabe o incomodo que é.

Dica para vender seu carro para a revenda de usados

A primeira dica é visitar o maior número de revendas possível. Você vai perceber que cada uma vai avaliar seu carro com um preço diferente. Isto ocorre porque existem empresas que preferem trabalhar com um determinado tipo de carro, outras já possuem um cliente interessado no seu modelo de veículo, outras não gostam de trabalhar com carros igual o seu. O resultado é que cada um vai avaliar seu carro de uma maneira diferente.

Se você tem um carro da Fiat também deve oferecer seu carro na concessionária da Chevrolet. Existem casos onde a concessionária da marca concorrente irá valorizar seu carro de outra marca como forma de marketing, principalmente se o seu objetivo é vender seu carro usado para dar uma entrada no carro novo. Para tirar você das mãos da concorrência a concessionária pode avaliar seu carro de marca diferente com um preço melhor.

Não venda seu carro para a primeira concessionária ou revenda que avaliar seu veículo. É muito importante visitar pelo menos 5 revendas ou mais. Prepare os argumentos sobre seu carro. Mostre que você fez todas as revisões, destaque o bom estado dos pneus, mostre as notas fiscais de troca de freios, correia, baterias, convença o comprador da revenda que o seu carro é uma joia rara. Não se deixe impactar com as críticas que ele provavelmente vai fazer para desvalorizar seu veículo, faz parte do trabalho dele encontrar defeitos e faz parte do seu trabalho exaltar só as qualidades do carro.

Dica para dar o carro usado como entrada para compra do carro novo

Quando entrar na concessionária diga para o vendedor que você deseja comprar um carro zero km, não fale nada sobre seu carro usado. Muita gente comete o erro de entrar na concessionária já falando sobre o carro velho que deseja dar de entrada. É um erro. A primeira coisa que você precisa fazer é deixar o vendedor louco para vender um carro zero para você. Mostre que você chegou para sair da loja com as chaves na mão. Quando você estiver prestes a fechar negócio e começar a tratar de preços informe que você só vai comprar o carro zero km se a concessionária fizer uma ótima avaliação do seu carro usado. Para não perder a venda do carro zero, a possibilidade da concessionária apresentar uma boa proposta é maior. Eles não vai perder uma venda que está a um passo de ser concluída. Informe para a concessionária que você já tem uma ótima proposta da marca concorrente e aumenta o desejo do vendedor não perder o negócio. Evite levar o seu carro para vender quando existem pendências junto ao DETRAN. Pague todas as suas multas e impostos primeiro já que estas informações serão verificadas pelo comprador e isto pode desvalorizar seu carro. Se os pneus do seu carro estão extremamente carecas, visite uma borracharia e troque os mesmos por algum pneu com meia vida que estejam em melhores condições. Se o jogo de tapetes do seu carro está detonado, não custa nada comprar um jogo novo para melhorar a aparência interna do veículo. Uma boa e completa lavagem também ajuda muito na avaliação, faz o vendedor perceber que o carro está sendo bem cuidado. Um carro sujo indica um proprietário desleixado.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assine nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:


Categoria:  

Escreva seus comentários. Os melhores serão publicados.