DICAS COMPRAR CARRO DIRETO COM PROPRIETÁRIO
LINKS PATROCINADOS

Antes de comprar um carro usado direto com o proprietário leia este artigo e evite problemas. Como em todo tipo de negócio existem vantagens e desvantagens na compra de carros usados com os atuais proprietários. A maior desvantagem é que ao comprar o carro de uma pessoa física você não estará protegido pelo Código de Direito do Consumidor que serve apenas para as compras entre pessoa física e jurídica. Somente quando você compra o carro de uma empresa o Código de Defesa do Consumidor garante total proteção.

Caso você compre um carro usado de uma pessoa física e você enfrente algum problema na compra será necessário buscar ajuda na justiça comum através do código civil. Já se você tem problemas durante a compra de um veículo que está sendo vendido por uma revenda de carros ou concessionária, é possível procurar ajuda no PROCON da sua cidade.

Outra questão importante é que os golpes envolvendo a venda de carros usados ocorre mais quando você compre o veículo direto com o proprietário. As empresas evitam negociar carros irregulares, carros batidos, carros com problemas graves porque certamente isto vai gerar insatisfação do cliente, esta insatisfação vai se espalhar e o nome da empresa ficará sujo em órgãos de defesa do consumidor como o PROCON e também sujo na justiça. É claro que existem revendas de carro de fachada e golpes cometidos por empresas. Só que empresas que enganam o consumidor não ficam muitos anos no mercado, rapidamente elas são fechadas ou vão a falência. E é relativamente fácil identificar quais são as revendas de carro da sua cidade que estão no mercado a mais tempo e que possuem um nome a zelar.

O mesmo não corre quando você compra o carro direto com o proprietário. Fica difícil até saber se a pessoa que está vendendo o carro para você é realmente dona do veículo porque documentos de identidade podem ser facilmente falsificados. Por isto que muita gente prefere só comprar carro usado de amigos, parentes e amigos dos amigos ou de parentes. É realmente perigoso comprar um carro usado de um estranho e você precisa estar tecnicamente preparado para isto.

A grande vantagem de comprar carro direto com o proprietário é a facilidade que você tem de negociar o preço. Muitas vezes a pessoa está a muito tempo tentando vender o veículo e acaba aceitando propostas de compra com preços abaixo da tabela. O mesmo pode ocorrer em uma revenda mas é mais difícil negociar já que os vendedores das revendas são muito experientes em negociação e por isto é necessário gastar muita energia para conseguir algum desconto. Se você tem bons conhecimentos em negociação terá vantagem quando negociar com uma pessoa comum que não tem esta experiência. As vezes o proprietário não tem ideia do preço do mercado do veículo e deseja mesmo se desfazer do carro velho porque ele está empolgado com o carro zero km. Com isto você consegue preços melhores através de negociação com o proprietário.

E para você conseguir barganhar você precisará ter o dinheiro á vista no bolso para pagar o proprietário. Isto porque dificilmente a pessoa física vai aceitar parcelar o carro para você. E se parcelar o número de parcelas será muito pequeno. Neste caso é mais vantajoso comprar o carro usado na concessionária ou na revenda já que eles possuem parcerias com bancos e o financiamento do usado pode ser liberado no mesmo dia.

Como a loja é obrigada a oferecer garantia segundo o Código de Defesa do Consumidor e ainda existe uma margem de lucro que ela precisa obter com a venda do veículo, comprar carros nas revendas é mais caro que comprar de pessoa física. Mas você deve considerar que você pagará mais caro só que os riscos serão menores.

Até quando você compra carro de um parente ou amigo pode ser desvantajoso. Isto porque se aparecer algum defeito ou problema, você pode ficar constrangido para reclamar. E dificilmente você colocará um amigo ou parente na justiça se ele não colaborar com a solução do problema.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assine nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:


Categoria:  

Escreva seus comentários. Os melhores serão publicados.