COMO VENDER UM APARTAMENTO
LINKS PATROCINADOS

Reuni dicas importantes para quem precisa vender um apartamento rapidamente sem dor de cabeça. Quem não segue as orientações abaixo acaba perdendo tempo e até dinheiro e isto pode ser evitado.

Documentação – A primeira coisa a ser feita é verificar a situação da documentação do apartamento. Contas de IPTU precisam estar em dia, o condomínio precisa estar quitado, o apartamento precisa estar desimpedido para a venda, ou seja, deve estar em seu nome, sem pendências, quitado, com registro de imóvel ok. A maioria das pessoas compra imóveis através de bancos como a Caixa Econômica Federal. E estes bancos são muito rígidos com relação a documentação. Sem documentação regular não perca tempo tentando vender pois muitas oportunidades serão perdidas.

Imobiliária – Já se foi o tempo em que as pessoas economizaram a comissão do corretor tentando vender seu próprio apartamento. Anunciar seu imóvel e receber as pessoas na sua casa livremente é até um risco para sua segurança. O ideal é contar com a intermediação de um corretor de imóveis e uma imobiliária conhecida. Eles ficam responsáveis pela divulgação, eles se responsabilizam por atender as pessoas por telefone e pessoalmente para filtrar aqueles que realmente tem potencial de compra. Eles marcam dia para visitação do imóvel e você nem precisa ter contato direto com as pessoas estranhas que vão aparecer querendo ver seu imóvel. Pesquise boas e grandes imobiliárias da sua cidade. A comissão cobrada por elas costuma ser sempre a mesma e por isto pesquise e fique na maior e melhor da sua cidade.

Preço de venda do apto – A imobiliária vai definir o preço de venda do imóvel. Eles costumam pesquisar o preço do metro quadrado de outros imóveis que estão a venda ou foram vendidos recentemente no mesmo bairro ou nas ruas próximas do seu apartamento, ou até no mesmo prédio. Também verificam outros fatores como o acabamento, estado de conservação do imóvel, etc. Você mesmo pode fazer esta pesquisa na internet para verificar se o preço avaliado pela imobiliária é justo e coerente com a realidade. Cuidado com imobiliárias que colocam o preço de venda muito baixo com objetivo de vender logo seu imóvel sem que eles precisem fazer esforços de venda.

Gordura para negociar – Sempre coloque de 10% a 20% a mais no preço de venda do imóvel. Se você quer vender um imóvel por 100 então divulgue por 120. Dessa forma você terá uma margem, uma gordura para ser negociada com o futuro comprador. Muita gente só fecha negócio se conseguir 10 a 20% de desconto no preço anunciado e isto deixa o comprador satisfeito. Se você colocar a margem, então poderá baixar o preço deixando as duas partes satisfeitas. Se recusar a negociar preço faz muito comprador desistir.

Pequenos reparos – Contrate um pintor, um eletricista e um encanador. Se as paredes estiverem muito sujas ou se você resolveu pintar as paredes da sala ou dos quartos com uma cor bizarra, o ideal é contratar o pintor e pintar tudo de branco. Aquela parede rosa no quarto da sua filha deve ser pintada de branco. Isto porque o futuro comprador pode não ter filhas e nem filhos e ao ver uma parede rosa isto automaticamente gera uma má impressão. O mesmo ocorre com a parede laranja que você colocou na sala. O ideal é deixar tudo branco e permitir que o novo comprador imagine as cores preferidas para cada cômodo. No caso do encanador é bom contratar para desentupir as pias dos banheiros e cozinha, remover qualquer gotejamento ou vazamento de pias. Este pequeno detalhe que custa uma micharia para consertar pode fazer uma pessoa desistir da compra. Chame um eletricista para trocar tomadas e interruptores quebrados, degradados, esteticamente deteriorados. Contrate uma boa faxineira para fazer uma limpeza pesada no piso e no revestimento dos banheiros. Retire manchas, se possível contrate alguém para deixar o rejunte dos azulejos do piso e da parede mais bonitos. Não tem coisa mais repugnante para um futuro comprador que encontrar sanitário manchado, paredes do banheiro manchadas e com aparência de suja.

Fotos do apartamento – Depois de pintar e limpar tudo tome muito cuidado com as fotos do seu apartamento. Você pode perder a venda graças a uma simples foto mal tirada. O cômodo precisa estar organizado e muito limpo. Nada de roupa jogada pela cama ou pelo cão. Tudo deve ser organizado. Se possível retire objetos de decoração de gosto duvidoso, extravagantes, estranhos. Lembre-se que quanto mais vazio estiver o cômodo e com menos detalhes de decoração, melhor. O seu mal gosto na hora de decorar ou seu gostos pessoais podem deixar uma sala ou um quarto horríveis para pessoas que não compartilham das suas preferências. Por isto retire do local os exageros para que a foto fique mais limpa possível. Cuidado para não tirar fotos de cozinha suja e com louça para lavar, banheiros sujos, bagunçados, molhados, com roupas intimas penduradas. Evite que animais de estimação apareçam nas fotos porque muita gente não gosta de comprar imoveis que foram habitados por animais de estimação. Se você é fumante, esconda os cinzeiros da casa. Pense na possibilidade de contratar um fotógrafo para tirar as fotos do seu apartamento. Uma boa foto pode vender seu apartamento rapidamente, uma foto ruim pode fazer você perder dinheiro.

Ligue para o corretor – Ligue para a imobiliária e o corretor todas as semanas e pergunte como está caminhando a venda do seu apartamento. Esta pressão faz com que eles se esforcem para divulgar o imóvel. Não deixe o seu corretor em paz porque alguns deles tendem a se acomodar e dedicar esforços a outros imóveis. Incomodando ele regularmente seu imóvel sempre estará no foco dele.

 

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assine nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:


Categoria:  

Escreva seus comentários. Os melhores serão publicados.