COMO SABER SE CARRO USADO FOI MAQUIADO
LINKS PATROCINADOS

Hoje você vai aprender como descobrir se o carro que você pretende comprar foi maquiado pelo proprietário ou maquiado pela revenda de carro. Você vai reduzir o risco de ser enganado com veículos adulterados. Carros usados sempre foram um ótimo negócio quando você aprende a comprar um carro usado da forma certa. Veja se é mais vantajoso comprar carro zero km ou carro usado.

Ainda tem muita gente no Brasil que troca de carro todos os anos e sempre existem bons veículos usados para comprar, o problema é quando o vendedor não é de confiança e você precisa tomar uma série de cuidados para não cair em uma fria. O primeiro fator que deve levar você a desconfiar é quando a oferta é muito grande. Carros muito bons com preço abaixo do preço de mercado são um risco. Veja como saber o preço de um carro usado e como consultar a tabela FIPE de usados

Prefira comprar carro usado de uma empresa e não de uma pessoa física. A vantagem é que ao comprar de uma empresa você estará protegido pelo código de defesa do consumidor que garante até uma garantia de 90 dias para motor e transmissão. Este tipo de garantia não existe quando compramos de uma pessoa física, e em caso de problemas teremos que entrar na justiça contra a pessoa com base no código civil e não no CDC. Veja um livro que ensina como comprar carro usado.

Depois de escolher o carro combine com o vendedor de levar o veículo em uma oficina para que seja feita uma inspeção técnica. Este tipo de serviço é oferecido pela maioria das oficinas. Se o vendedor colocar dificuldade, não compre o carro pois significa que ele não está bem intencionado.

As oficinas que fazem inspeção de carros que estão sendo vendidos verificam se o carro foi batido, mesmo que seja uma leve batida. Também é possível verificar o quanto as peças estão desgastadas, quais são as peças que precisam ser trocadas imediatamente ou daqui a alguns meses ou anos. O técnico pode verificar se o carro desgastou as peças mais intensamente do que deveria com base na quilometragem. Peças não originais também podem ser detectadas pelo mecânico.

Maquiar carro batido ou com defeito.

Normalmente é fácil descobrir batidas e arranhões observando a pintura do carro em dia claro. Observe se existem diferença na pitura principalmente nas portas, traseira e dianteira do carro. Abrindo e fechando as portas é possível localizar desníveis e empenamentos. Lateria coberta por massa plástica também pode ser facilmente detectada. Observando as partes internas do para-choque dianteiro e traseiro também é possível encontrar sinais de batida. Veja o que as pessoas fazem no carro antes de vender.

Como saber se carro foi alagado na enchente

Normalmente podemos perceber manchas e mal cheiro no estofado do carro. Sinais de ferrugem no piso interno do carro podem indicar que ele passou por dentro de enchentes. Se os bancos não são originais, e o tecido do banco não é original pode indicar que foram trocados depois de uma inundação de água poluída.

Carros de frota

Carros usados em frotas de empresas ou para realizar trabalho na rua sofrem com maior desgaste. É o caso de carro que já foi táxi, carro que já foi usado em locadora, carro usado por profissional que passa o dia todo visitando clientes como os representes comerciais e vendedores. Cuidado com carros onde você observa que o volante é novo, os detalhes que se desgastam naturalmente são totalmente novos como botão de ar-condicionado, acabamento do câmbio, etc. É claro isto é apenas um sinal. Um mecânico pode verificar se as peças internas estão exageradamente desgastadas para a quilometragem do carro.

Carro sem manual

É importante comprar o carro usado com o manual de fábrica onde consta a história de revisões que o carro teve. O que acontece é que muitas vezes o vendedor mal intencionado diz que perdeu o manual e os documentos das revisões. Com isto ele pode modificar o odômetro do carro de 60.000km para 20.000km sem precisar mostrar para você a revisão que ele fez aos 60 mil km. Quando o carro tem garantia de 2 ou 3 anos de fábrica exija ver o comprovante de todas as revisões.

Carro que passa de mão em mão

Carro que já mudou de dono várias vezes pode indicar que é um problema que vem mudando de mão a cada novo comprador. Evite este tipo de carro, prefira o carro do primeiro dono. Se for do segundo dono veja se a pessoa não comprou o carro a pouco tempo, ela pode ter comprado um carro problemático e agora está querendo repassar o problema para frente.

Negocie com o dono

Você nunca deve negociar a venda de um carro que não está no nome do vendedor. É comum a pessoa tentar vender um carro dizendo que aquele veículo é da esposa, pai, do primo, do cunhado, do filho. Conheça o dono do carro pessoalmente e solicite a documentação.

Carro multado e documentação

Visite o site do Detran do seu estado e verifique se existem multas vinculadas ao carro. Você precisa ter em suas mãos os documentos originais do carro. Quando você compra um carro de uma concessionária autorizada todas essas verificações são feitas já que a concessionária é obrigada a dar garantia. Por isto existe um risco muito grande que envolve a compra de carro usado de pessoa física ou de pequenas revendas. A empresa também verifica se o número que aparece na documentação é igual ao número do chassi, do motor, dos vidros e da placa.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assine nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:


Categoria:  

2 Comentários »

  1. MUTO BOA AS INFORMAÇÕES E A EQUIPE DESSE SITE ESTÃO DE PARABENS.
    BOA SEMANA A TODOS.
    DEUS NOS ABENÇOE

  2. Interessante, taxista tem desconto, e as outra classses que precisam de veiculos para trabalho, como por exemplo vendedores, representantes comerciais, autonomos? Qual a diferença entre eles?

Escreva seus comentários. Os melhores serão publicados.