AVALIAÇÃO DE CARRO USADO
LINKS PATROCINADOS

Veja neste artigo dicas para quem pretende vender e comprar carro usado e necessita fazer uma avaliação de preços e condições do veículo. Para quem vende um carro usado é necessário descobrir o preço justo pelo carro. Para quem compra um carro usado é necessário observar quanto vale o carro de determinado modelo e ano e se os veículos usados ofertados estão com preço acima ou abaixo do mercado. Veja as dicas que temos para quem está comprando carro de pessoa física, veja seus direitos. Veja o artigo para quem está comprando carro usado de parentes ou amigos.

O primeiro passo é saber o preço de mercado do carro. Com isto você pode avaliar se aquele carro usado anunciado está abaixo ou acima do preço de mercado. Uma tabela de preço de carros usados muito utilizada é a Tabela FIPE que você pode acessar clicando aqui. Também existe outra tabela chamada Modicar que você pode acessar se cadastrando no site deles clicando aqui

Quando o preço anunciado está muito abaixo da tabela, fique com atenção redobrada pois se trata de uma oferta suspeita. Ninguém vende um carro com preço abaixo do preço de mercado sem motivo e cabe a você descobrir qual é o verdadeiro motivo, não confie nas justificativas do vendedor sem comprovações.

O segundo passo na avaliação do carro usado é verificar as pendências nos órgãos de trânsito competentes. Nos sites dos Detrans de todos os estados do Brasil você pode verificar se a placa do carro é verdadeira ou falsa, pode saber se o carro é roubado e se não há pendências, como multas a pagar. Verifique também os número do chassi, dos vidros e da placa. Veja se são os mesmos que aparecem no documento e se não parecem ter sido adulterado ou raspado. Observe se o documento do carro é verdadeiro, o verdadeiro possui alto-relevo em toda a sua volta e algumas outras características que podem ser verificadas.

O próximo passo na avaliação do carro usado é fazer uma vistoria de pelo menos 29 itens antes de comprar. Veja tudo que deve ser vistoriado no carro usado.

Com os dados de nome completo e CPF do dono do carro verifique como se encontra a situação dele. No site da justiça do seu estado é possível identificar se ele responde algum processo, se está processando ou sendo processado por alguém e quais os motivos. Você pode acessar o site da secretaria de segurança do seu estado e solicitar a ficha policial da pessoa, cuidado se encontrar alguma pendência com a polícia ou justiça. Existem sites na internet que cobram uma pequena taxa para verificarem a situação da pessoa junto ao SPC, Serasa, etc. Uma pessoa com dívidas, principalmente dívidas com bancos, dívidas relacionadas a financiamento de veículos, podem representar riscos em qualquer tipo de negociação.

Faça um test drive de longa duração no carro. Se o vendedor é seu parente ou amigo, você pode pedir para que deixem o carro com você durante um fim de semana. Aproveite para levar o carro a um mecânico de confiança que possa avaliar seu estado de conservação e para testar o carro na estrada, nas ruas, em ladeiras, etc.

Veja se na sua cidade existem empresas especializadas em vistoria de veículos usados. Muitas oficinas oferecem este serviço. Estas empresas podem oferecer verificação de reparos no passado, registros de sinistros, roubos e possíveis irregularidades. Eles ainda podem verificar se o carro se sofreu acidente grave, se a contagem da quilometragem foi adulterada, se está alienado ao banco, se foi comprado de locadora ou se foi adquirido em leilão, etc.

Se você gostou clique no botão . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assine nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:


Categoria:  

Escreva seus comentários. Os melhores serão publicados.